Afinal, o que é speedrun?

Em videogames, speedrun significa completar um objetivo/categoria dentro de um jogo no menor tempo possível. É um desafio que adiciona profundidade e dificuldade aos jogos quando comparados a playthroughs casuais, e bons resultados dependem de muita dedicação e habilidade.

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O que seriam essas categorias?

Speedruns são divididos em categorias que ditam os objetivos que têm que ser alcançados e as limitações, ou seja, o que é proibido fazer. Geralmente os jogos possuem pelo menos uma categoria em que tudo é liberado, chamadas de "Any%", em que é permitido o uso inclusive de erros na programação, exploits, e tudo que é alcançável sem uso de ferramentas externas como cheat codes. Para os que não gostam de glitches, é muito comum existir uma categoria que não permite o uso de glitches, então tem para todos os gostos.

Ouvi falar de "races", o que é isso?

É muito comum speedrunners competirem entre si, seja por diversão ou em torneios. "Races" são exatamente isso, corridas onde 2 ou mais runners tentam terminar uma categoria/objetivo.

Vejo muitos termos e siglas sobre speedrun, o que significam?

Existem vários termos em inglês usados no speedrun abaixo você confere a lista pra tentar enteder melhor:

  • Damage boost: Ação de receber dano propositalmente a fim de avançar por uma área mais rapidamente. Usado quando desviar dos perigos levaria mais tempo do que simplesmente encarar tudo de frente.
  • Frame: Tempo que o jogo leva para atualizar a tela do jogo e registrar input dos controles. A maioria dos jogos roda ou a 30 ou a 60 frames por segundo.
  • Glitch: Em algumas situações, é possível executar uma ação que não era pretendida pelos desenvolvedores para ser mais rápido. Explorando brechas técnicas do jogo, pode-se atravessar paredes, matar chefes mais rápido ou fazer skip de seções inteiras.
  • IGT: "In-game Time", quando disponível e verificado como aceitável pela comunidade do jogo, indica o uso de um timer do próprio jogo para comparações entre runs.
  • RTA: "Real Time Attack" se refere ao ato de contar o tempo real, ou seja, com um cronômetro fora do jogo.
  • TAS: "Tool-Assisted Speedruns", são runs feitas utilizando ferramentas de emuladores como savestates, frame advance, até scripts. Como se fosse um projeto de vídeo onde você pode alterar qualquer comando do controle a qualquer momento e depois apenas dá um replay exibindo como seria uma run perfeita (e geralmente humanamente impossível)
  • IL: Em muitos jogos existe competição de quem completa uma determinada fase do jogo no menor tempo possível. Nos ILs ou invidual levels, um trecho de jogo é executado geralmente utilizando de estratégias mais arriscadas (afinal de contas, um reset não é tão traumático)
  • Lag: Lentidão na execução do jogo geralmente causada por congestionamento de elementos na tela. Em geral causa a desvantagem da perda de tempo, mas nem sempre pode ser evitado.
  • Mash: Você com certeza já fez isso, seja para passar texto ou jogar mini-games em Mario Party. Apertar um ou mais botões o mais rápido possível muitas vezes é uma etapa importante para avançar rapidamente no jogo. Geralmente usado em diálogos/menus ou glitches.
  • Memória muscular: Sabe quando você repete um mesmo movimento tantas vezes que em um certo momento você o consegue executar sem se concentrar? Isso se chama memória muscular. Praticando um mesmo truque dezenas/centenas de vezes torna possível fazê-lo “no modo automático” do cérebro, o que é muito útil em trechos que são sempre a mesma coisa.
  • Out-of-bounds: Acessar uma área que os desenvolvedores não pretendiam tornar disponível, para atravessar uma área de forma mais rápida.
  • PB: Personal best ou recorde pessoal, melhor tempo de um jogador em uma categoria.
  • WR: World record ou recorde mundial, o melhor tempo já registrado mundialmente para uma categoria.
  • RNG: A sigla significa random number generator, e simboliza os efeito aleatórios do jogo, baseados em sorte, como padrões de movimentação de inimigos, probabilidades de acerto de golpes, entre outros, que podem afetar o ritmo de progressão no jogo. Em alguns poucos casos específicos, é possível manipular o computador a gerar um número conhecido para ajudar o jogador a terminar um segmento rapidamente.
  • Run/tentativa: É, como o próprio nome diz, uma tentativa de speedrun em uma categoria de um jogo. Se o andamento da run estiver ruim, o jogador pode decidir resetar para começar outra.
  • Skip: Evitar um evento que causaria perda de tempo ao speedrun.
  • Splits/segmentos: A maioria dos speedrunners utiliza divisões de runs para verificar como vai o andamento da run atual em relação ao seu recorde pessoal, em relação ao recorde mundial, entre outros.
  • Strat: Estratégias, são maneiras de se completar uma ação, e variam em risco e recompensa.

Como posso começar a fazer speedruns?

Ótimo, é bem simples, escolha um jogo que você goste (de preferência que você já tenha uma experiência jogando casual), pesquise se há algumas runs ou tutoriais e basta praticar (muito).

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